Coonai: mais de 60 anos de tradição no setor lácteo

A Cooperativa Nacional Agro Industrial (Coonai) teve início em 1941, quando cerca de 20 produtores de leite da região de Franca se uniram e inauguraram a Cooperativa de Laticínios de Patrocínio do Sapucaí (Hoje Patrocínio Paulista), com sede em Itirapuã. O negócio teve rápido desenvolvimento e se consolidou no mercado. Em 1974, visando fortalecer o setor lácteo, fundiu-se com a Cooperativa de Laticínios de Brodowski, criando a Coonai, que iniciou as atividades em 1 de janeiro de 1975, com sede em Ribeirão Preto e com 2.700 associados.

A década de 80 foi marcada por franca expansão do setor e consequentemente da Coonai, que incorporou outras cooperativas, implantando novos serviços, lançando novos produtos e ampliando o patrimônio. Em 1984, possuía cerca de 650 funcionários, 3.850 cooperados distribuídos em 52 municípios, recebendo diariamente cerca de 270 mil litros de leite, colocados no mercado sob as marcas Nilza, Dollar e Alpha, participando ainda da marca Paulista, da CCL (Cooperativa Central de Laticínios), com os produtos: leite pasteurizado, queijos, requeijões, cremes de leite, manteigas e lactose, além de café torrado e moído.

A longa história da Coonai inclui o pioneirismo nacional na granelização da coleta de leite junto aos produtores. Os testes para a implementação deste processo tiveram início em 1997 e em 2000, 100% da coleta já estava sendo feita a granel. Para viabilizar esta modernização, a cooperativa financiou o maquinário necessário para os produtores mecanizarem a ordenha e os tanques de expansão para armazenarem o leite acumulado. As principais vantagens deste tipo de coleta são: maior qualidade do produto, redução de custos e melhoria da qualidade de vida do produtor.

A união da Coonai com outras cooperativas, em agosto de 2001, deu origem à Central Leite Nilza, criada no modelo de cooperativa de segundo grau, com várias cooperativas associadas. Em dezembro de 2005, a Central deixou de existir. A marca Nilza e o parque industrial, localizado na Rodovia Anhangüera, em Ribeirão Preto, foram vendidos para uma empresa particular. Com a venda da marca Nilza, a Coonai voltou às suas origens.

Em abril de 2009, a cooperativa deu outro grande passo, associando-se à Cooperativa Central dos Produtores Rurais, localizada na capital mineira, Belo Horizonte, e mais conhecida por seu nome fantasia: Itambé, a maior indústria do ramo com capital nacional. A associação da Coonai à Itambé não é uma fusão ou aquisição. Este é um processo comum no cooperativismo. A Coonai, como cooperativa singular, capta o leite e entrega-o à Itambé, que é uma cooperativa de segundo grau. Portanto, todas as outras atividades da Coonai bem como os benefícios aos seus produtores não sofrem qualquer alteração e são independentes.

Perfil Atual - Atualmente conta com 1.420 cooperados, distribuídos em 51 municípios de São Paulo e Minas Gerais. A captação diária de leite da cooperativa fica em torno de 100 mil litros, que são destinados à fabricação de leite pasteurizado, leite pasteurizado tipo B, e leite cru refrigerado.

Além do leite pasteurizado (barriga mole, como é chamado popularmente), a cooperativa produz ainda Bebida Láctea em vários tipos de embalagens e sabores, requeijão, entre outros produtos. A cooperativa continua beneficiando e disponibilizando no mercado uma marca própria de café torrado e moído Coonai.

A Coonai oferece assistência técnica e outros benefícios a seus cooperados como seguro de vida, convênio médico, fábrica de ração, que entrega os produtos nas propriedades a preços bastante competitivos no mercado e lojas que vendem produtos necessários para a pecuária. Atualmente as lojas gerenciadas pela Coonai ficam em Patrocínio Paulista, Pedregulho e Itirapuã. Outras 12 lojas espalhadas por municípios na região da Alta Mogiana foram terceirizadas, mas mantêm condições especiais aos cooperados Coonai. Disponibiliza também a Socoop, uma corretora própria que atende seguros em geral (vida, veículos, rurais, agrícolas etc.) e trabalha com as melhores seguradoras do Brasil.

A Coonai também colocou em prática em 2007 o Projeto Coonai-Cana, que reúne produtores interessados em fornecer cana-de-açúcar para uma usina de sua região de abrangência. No médio prazo, a previsão é atingir 10 mil hectares.


Todos os direitos reservados
Cooperativa Nacional Agro Industrial